sexta-feira, 25 de abril de 2014

#StopTheFandomWar - Briga de Fãs



    Desde que eu me entendo por leitora essa disputa entre fãs de sagas diferentes existe. Essa briga me afetou desde o momento em que eu comecei a ler de fato. Antes disso, Harry Potter já fazia muito sucesso, e eu nem os filmes tinha assistido, o que me fazia sofrer muito bullying, digamos assim. E, justamente por toda essa pressão para eu gostar de HP, eu como teimosa que sou, nunca quis ver os filmes, muito menos ler os livros. Como eu disse, fazia isso mais por teimosia.

    Quando eu tinha uns 12 anos eu comecei a ler de verdade. O problema é que eu comecei lendo Crepúsculo. Entenda, eu não vejo isso como um problema, mas o resto do mundo via. E a situação ficou pior, porque além de quererem que eu gostasse de HP, queriam que eu passasse a odiar Crepúsculo também. Na época, eu fiquei com raiva de HP por causa desse tipo de fã que quer que a sua saga preferida seja a única na vida de todos.

    O que aconteceu foi que as pessoas me perguntavam se eu gostava de HP, e eu sempre dizia não, detesto, mas eu nunca tinha dado chance ao Harry de me cativar. Assim como muita gente fala de outras sagas, só por birra, mas que na maioria das vezes nunca parou para ler. Afinal, todos sabemos que não podemos julgar um livro pelo filme.

      A briga entre potterhead (fãs de Harry Potter) e twihard (fãs de Crepúsculo) diminuiu com o fim da saga nos cinemas. Não engane-se, ainda existe. Com isso, e com a Black Friday linda no ano passado eu comprei os sete livros de HP - cada um por 8 reais \o/. Ainda estou no quarto livro, mas eu percebi o quanto eu fui teimosa, a saga não tem culpa pelos alguns fãs que tem.

    Quando eu achei que finalmente isso tinha acabado, uma nova disputa está nascendo, entre os fãs de Jogos Vorazes e Divergente. Tudo começou com a indicação de Katniss e Tris como personagens favoritos no MTV Movie Awards. Até antes disso, a paz reinava entre tributos e iniciandos. O mais revoltante nessa briga para mim é que quem gosta de uma trilogia não tem como não gostar da outra. O que deve ser entendido é que cada um tem o direito de gostar mais da personagem que quiser, da série que quiser.

    Todo leitor diz sofrer por não ter com quem conversar sobre os livros que lê. Por isso, eu não entendo quando alguns conhecem outros leitores e os desprezam por lerem gêneros, ou sagas diferentes. Quando o que eu adoraria fazer seria ler o que o outro ler, ou falar sobre o que eu gosto para essa pessoa.

    O que eu peço para vocês é que não coloquem a sua saga preferida acima de tudo e de todos. Fazendo isso você pode estar perdendo uma oportunidade de conhecer outra saga incrível.

Fandoms unidos

    Se você já passou por algo parecido, ou tem uma história para contar, deixe nos comentários, vou adorar saber <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário